Avaliação por pares
Processo de avaliação por pares
Os artigos enviados à revista são submetidos à avaliação por pares na modalidade duplo-cego, que estabelece duplo anonimato entre autores e avaliadores.
Uma vez recebida a contribuição, o Comitê Editorial realiza uma primeira avaliação, a fim de estabelecer a relevância e interesse do artigo para a revista, e verifica o cumprimento das diretrizes estabelecidas para os autores. Verifica-se também que é inédito e que não contém qualquer forma de plágio ou autoplágio. Caso alguma destas normas não seja cumprida, o Comitê Editorial tem o poder de rejeitar o artigo.
Para os artigos que passam na primeira etapa de avaliação, são selecionados dois pesquisadores de nível acadêmico igual ou superior ao de seu autor, que sejam idôneos para a avaliação dos referidos artigos.
A avaliação por pares é realizada através de um formulário de avaliação, do qual se conclui um parecer, que pode ser: publicável, publicável com modificações e não publicável. Com base neste parecer, o Comitê Editorial decidirá o rumo da avaliação dos artigos; se necessário, uma terceira avaliação poderá ser necessária.
Caso se decida publicar com modificações, os autores serão informados e lhes será dado um prazo para entrega da versão corrigida. Esta versão será reenviada aos avaliadores, ou será revisada pelo Comitê Editorial. Caso seja aceito, será layout para publicação.
A revista emite certificados de avaliação das avaliações realizadas.